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Principais gatilhos mentais: O que são e como utilizar - Agência Tângelo
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Principais gatilhos mentais: O que são e como utilizar na sua estratégia de marketing

Por: Agência Tângelo em 08/06/2018 |   Marketing

Existem diferentes estratégias que compõem o marketing, uma das mais conhecidas você vai conhecer nesse artigo, descobrindo quais são os principais gatilhos mentais, e sabendo exatamente o que são e como você pode utilizar isso a seu favor. 
 
Os gatilhos mentais são estudados na psicologia, e há vários anos são aplicados nas técnicas de marketing como uma maneira eficiente de aumentar o número de clientes. 
 
Entendendo como funcionam as mentes de seus clientes, você poderá criar campanhas com um teor mais apelativo, e que consigam atrair mais e mais pessoas para o seu empreendimento. 

Saiba o que são gatilhos mentais e como acioná-los

 
Os gatilhos mentais são situações que podem desencadear naturalmente uma série de emoções e sensações nas pessoas. Esse processo é espontâneo, e o ser humano pode reagir de diferentes maneiras de acordo com as mais variadas circunstâncias. 
 
Basicamente, os gatilhos conseguem acessar um local da memória e transportar aquela pessoa para uma antiga experiência com aquela mesma situação. 
 
Existem gatilhos prejudiciais que podem ser bem cruéis, e até colocam algumas vidas em risco por conta de sentimentos como ansiedade, pânico, desânimo, desespero, pensamentos negativos, entre outros, já os gatilhos favoráveis desencadeiam sensações de prazer, tais como alegria, calma, entusiasmo, motivação. E é nesse grupo que podemos trabalhar para estimular, por exemplo, uma venda. 
 
Além de transportar as pessoas para uma memória do passado, os gatilhos podem também causar uma emoção “do zero”, como a sensação de alegria ao ver uma família feliz, ou amor ao ver um filhote de cachorro. 
 
Quer dizer, são sensações que surgem de maneira repentina apenas por uma visão, como se, de fato, um gatilho tivesse sido acionado. 
 
De modo geral, os principais gatilhos mentais podem ser acionados através de qualquer um dos sentidos: visão, audição, tato, olfato ou paladar. No caso daqueles utilizados no marketing, a visão e a audição imperam.

 

Veja quais são os principais gatilhos mentais aplicados no marketing

 
Agora que você já sabe o que são os gatilhos mentais, é hora de saber como eles podem ser aplicados às estratégias de marketing, potencializando assim o retorno de seus clientes. Existem alguns que são considerados os principais gatilhos mentais, e é sobre eles que vamos falar. 
 
1. Princípio da Reciprocidade:
Existe um gatilho que faz com que a gente queira retribuir sempre que alguma coisa nos é dada. Muitos sites e blogs oferecem conteúdos gratuitos e ganham em troca novos clientes, que se sentem estimulados a comprar alguma coisa. 
 
Em geral, o marketing digital oferece, por exemplo, e-books, aulas ou qualquer coisa do tipo que possa ser baixada e apreciada. Imediatamente, as pessoas se sentem bem recebidas e acolhidas, e muitas vezes despertam o gatilho da reciprocidade.
 
2. Princípio da Autoridade:
Esse, que também é um dos principais gatilhos mentais, trabalha a questão da autoridade. Para isso você deve divulgar o seu produto ou serviço como sendo um líder de mercado. 
 
O público deve perceber que a sua empresa é a melhor no que faz, e assim sentirá, automaticamente, vontade de consumir com você. Citar nomes de empresas, ou profissionais de destaque que participaram da produção do produto pode ser uma forma de torná-lo uma autoridade. 
 
3. Princípio da Prova Social:
Nesse caso o estímulo está nos clientes perceberam que o seu produto é popular. Quando muitas pessoas gostam de alguma coisa, outras passam a desejar isso também. 
 
Então, use depoimentos, relatos e fotos de clientes fazendo uso de seu produto ou serviço, e assim você induzirá mais pessoas ao consumo. Deixe subentendido que muitas pessoas apreciam esse produto, e isso vai incentivar novos clientes. 
 
4. Princípio da Novidade:
Todo mundo gosta de novidade. E por isso se você ter um perfil inovador e expor isso em suas campanhas, é uma forma muito eficaz de aumentar as suas vendas.
 
Uma das maneiras mais práticas de fazer isso é divulgando imagens como “em breve” para mostrar que a sua empresa trará uma novidade bombástica. 
 
5. Princípio da escassez e urgência:
Quando uma coisa é limitada, está prestes a acabar ou não vai mais voltar, ela se torna mais interessante aos olhos da maioria das pessoas. 
 
Por isso você pode usar isso no marketing, dizendo que determinado produto está em suas últimas unidades. Isso gera um senso de urgência, fazendo com que as pessoas comprem imediatamente com medo de que acabe.
 
Esses são os principais gatilhos mentais. Mas além deles, existem muitos outros que podem ser aplicados ao marketing e vão contribuir diretamente para o aumento de suas vendas e da popularidade de sua marca. 

Se ainda tiver dificuldades em entender o seu cenário e quer estruturar as estratégias de marketing e de gestão de maneira correta, ENTRE EM CONTATO COM A AGÊNCIA TÂNGELO, além de todos os serviços de Marketing Tradicional, também somos uma Agência de Marketing Digital, realizando consultorias para auxiliar sua empresa a estar presente em diversos meios de comunicação e se relacionar de forma estratégica com os clientes.

A Agência Tângelo tem como objetivo planejar e desenvolver soluções para internet, design gráfico e criações 3D, para inovar a identidade visual dos clientes com criatividade, tecnologia, qualidade e profissionalismo. 
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