É hora de esquecer o fantasma da crise econômica e empreender, mas de modo planejado, gerenciando suas ações e criando planejamento estratégico para cada etapa do seu negócio.
Segundo Alexandre Baer, professor da Fundação Getúlio Vargas, a crise financeira em 2017 se estabilizará e as empresas novamente retomarão seu ritmo de crescimento e desenvolvimento. Porém, também aponta Baer, que um dos maiores desafios será resistir no mercado diante das transformações e mudanças na economia. Para isso é preciso identificar onde está a empresa e definir claramente qual o ponto que quer chegar com ela, estabelecer planejamentos de curto, médio e longo prazo.
Mesmo em meio ao processo de crise, há oportunidades, prepare-se para encontrá-las e ter crescimento, aproveitando tudo para superar suas metas.
Agora, antes de enfrentar a selva de pedras e matar um leão por dia é necessário estar preparado e entender todos os recursos e oportunidades que estão disponíveis para o seu negócio. E isto se faz por meio do planejamento.
Planejar a gestão de sua empresa é vital para se manter competitivo no mercado. Avalie, portanto, o cotidiano de sua empresa, levando em consideração as necessidades e demandas, aliado com os recursos dos quais você tem disponíveis. Para iniciar seu planejamento, defina pontos como: Objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo, quais os caminhos e ações que serão necessários para atingir esses objetivos e, por fim e essencialmente importante, a execução a qual será balanço dos recursos disponíveis e a aplicação mais viável para se chegar aos objetivos propostos.
Para organizar seu planejamento estratégico, utilize de algumas ferramentas, como: Análise SWOT, definição de missão, visão e valores, e planejamento de curto, médio e longo prazo.
Para concluirmos esta publicação será comentado sobre análise SWOT e nas postagens seguintes abordaremos os demais itens.
A análise SWOT permite você compreender fatores internos e externos relacionados a sua empresa. Esta ferramenta elenca pontos como Forças e Fraquezas (ambiente interno), Oportunidades e Ameaças (ambiente externo).
Realizando a análise SWOT você pode determinar pontos a serem melhorados, pontos a serem divulgados e compreender como o mercado está em relação a sua empresa e onde esta se localiza nesse mercado.
Portanto, planeje, se organize e faça de 2017 um ano de conquistas! Identificando suas oportunidades e ganhando cada vez mais parcela do mercado.
Deixe-nos o seu feedback, compartilhe sua experiência e reaja a nossa publicação no Facebook. Sua interação é fundamental para otimizarmos o conteúdo que geramos.
Cadastre-se para receber nossos conteúdos exclusivos.