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Conheça os principais termos utilizados no Marketing Digital
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Conheça os principais termos utilizados no Marketing Digital

Por: Agência Tângelo em 17/08/2017 |   Marketing

A internet é cheia de termos e siglas que precisam ser compreendidos para extrair o máximo de seus recursos, e o marketing digital não é exceção, pensando nisso, separamos os principais termos utilizados no marketing digital em forma de glossário para que você possa entender e se familiarizar.
 
Analytics
É  a informação que resulta da análise de dados ou estatísticas de um site, o Google possui uma das principais ferramentas de análises do mercado, conhecido como Google Analytics. Conheça mais sobre o Google Analytics
 
Automação de marketing
É a automatização de tarefas que facilitam as ações de marketing, geralmente relacionado ao uso de e-mail marketing.
 
Big Data
É utilizado para transformar todas as informações e os dados coletados por uma empresa em oportunidades para otimizar e automatizar as suas campanhas de comunicação e gerar mais vendas.
 
Black hat
Conjunto de práticas de SEO consideradas antiéticas.
 
CAC (Custo de Aquisição de Cliente)
Métrica que permite que as empresas saibam o quanto estão gastando para conquistar cada cliente novo. Conhecendo esse número é possível criar ou adaptar orçamentos e estratégias de marketing.
 
Ciclo de venda
Tempo necessário para uma conversão (fechamento) de venda, contando a partir do primeiro contato do prospecto com a marca ou produto.
 
Consistência
Nada mais é do que a realização de uma ação com uma frequência regular, como por exemplo, a publicação de conteúdos no blog e redes sociais. A consistência é fundamental para criar uma base de audiência e construir relacionamento.
 
Conteúdo próprio
Conteúdo criado pela própria marca para o seu público-alvo
 
Conteúdo viral
Mensagem ou peça de comunicação que foi amplamente compartilhada e reproduzida na internet.
 
CPC (Custo por Clique)
Método de cobrança de anúncios no qual o valor a ser pago depende do número de cliques realizados.
 
CPA (Custo por Aquisição)
Método de cobrança de anúncios, porém calculado com base nas conversões realizadas (por exemplo, número de vendas).
 
CRO (Conversion Rate Optimization)
É a otimização de taxa de conversão, um conjunto de estratégias que visa aumentar o percentual de conversões no site (como por exemplo, vendas ou leads gerados).
 
CRM (Customer Relationship Management)
É a gestão do relacionamento com o cliente. Em geral, quando se fala em CRM, as pessoas referem-se também aos softwares que oferecem soluções completas de gestão de relacionamento. Essas plataformas trabalham desde a catalogação de informações até o atendimento pós-venda.
 
CTA (Call-To-Action)
É uma chamada para ação, ou seja, uma ordem que incentiva o usuário a tomar uma determinada medida, como clicar em um link, baixar um material ou fazer a inscrição para um evento.
 
CTR (Click Through Rate)
Refere-se à porcentagem da audiência que visualizou sua mensagem e clicou no link disponibilizado, sendo redirecionada ao seu site.
 
E-book
Nada mais é do que um livro eletrônico, no marketing digital, pode ser usado como material educativo para gerar leads e construir relacionamento com potenciais clientes.
 
Edge Rank
Algoritmo do Facebook que determina quais posts são relevantes o suficiente para aparecer no feed de notícias do usuário. Leva em consideração três fatores principais: formato do post (imagem, texto, vídeo), idade da postagem (quanto mais recente, melhor) e afinidade (se houve interações anteriores com a fanpage).
 
Engajamento
Está relacionado as interações que os usuários têm com os conteúdos publicados, podendo ser medidos em curtidas, comentários, respostas, cliques nos links, entre outros.
 
Facebook Ads
É a plataforma de anúncios do Facebook para quem deseja investir em anúncios pagos.
 
Frequência
Periodicidade com que uma tarefa é executada, como a atualização de um blog ou as postagens de redes sociais.
 
Funil de vendas
Representa os diferentes estágios em que os seus potenciais clientes se encontram no processo de venda. Enquanto alguns deles estão simplesmente começando a se relacionar com os seus conteúdos, outros já estão praticamente fechando uma compra.
 
Pode ser dividido em três fases:
- Topo do Funil : São usados conteúdos introdutórios com o objetivo de transformar o visitante em um lead (prospecto);
- Meio do Funil: Os conteúdos são um pouco mais aprofundados, buscando fortalecer o relacionamento com o usuário e gerar demanda pelo produto ou serviço;
- Fundo do Funil: O prospecto está próximo da compra e, nesse caso, os conteúdos devem tirar dúvidas específicas, quebrar objeções e consequentemente gerar vendas.
 
Gatilho de E-mail
Dispara uma mensagem a partir de uma ação tomada pelo usuário, por exemplo, você pode programar para que todas as pessoas que clicarem em um determinado link de seu site recebam um e-mail com mais informações sobre o assunto.
 
Geomarketing
É definido como um conjunto de estratégias que utilizem informações sobre localização do consumidor para formular as suas campanhas. A ideia por trás do geomarketing é usar a conectividade e o GPS para poder entrar em contato com um consumidor que esteja no lugar certo e na hora certa.
 
Google Adwords
Plataforma que permite criar anúncios para os resultados das pesquisas do Google (no topo ou no lado direito da página), ou ainda em uma rede de sites parceiros. Conheça mais sobre o Google Adwords
 
Growth Hacking
Conjunto de estratégias que buscam gerar um crescimento rápido na base de clientes. Para isso, envolve diferentes setores e canais, testando diversas ações diferentes.
 
Inbound Marketing
Considerado por muitos como o novo marketing, é uma metodologia que foca em atrair os clientes gradualmente até o objetivo da venda por meio de publicação de conteúdo relevante, ao invés de interromper os consumidores no seu dia a dia, para isso, usa estratégias de marketing digital e trabalha com as etapas de planejamento, atração, conversão, relacionamento, venda, análise e fidelização.
 
Inside Sales
 Diferente das vendas tradicionais, é quando o vendedor faz a venda de dentro do escritório via telefone, Skype e outros meios de comunicação. Não há encontro físico na negociação.
 
KPIs (Key Performance Indicators)
Indicadores quantitativos definidos como parte da estratégia de marketing digital de uma empresa. São utilizados para mensurar as ações e monitorar o cumprimento das metas, acompanhando o progresso com base nos números.
 
Landing Page
Uma “página de aterrissagem” é qualquer página que atua como filtro de público e porta de entrada para os visitantes de um site ou outra página. No marketing digital, costuma ter um objetivo de conversão específico, como vendas ou geração de leads.
 
Lead
É um potencial cliente, o termo é usado para se referir a um usuário que demonstrou interesse na sua empresa e inseriu seus dados (e-mail, nome, etc.) em um formulário de conversão. Esse processo é denominado “geração de leads“. Normalmente, o lead recebe mais conteúdos e informações através do funil de venda, podendo se transformar em cliente.
 
Lead qualificado
É o lead que está pronto para receber uma oferta.
 
Lead scoring
Sistema de pontuação que classifica os leads de acordo com seus comportamentos. É usado para analisar se um lead é ou não qualificado (como por exemplo, para receber uma oferta de produto).
 
Link Building
É  a prática de colocar links para outros artigos relacionados ao tema de que se está falando, ajuda a enriquecer o seu conhecimento e ainda contribui para aumentar a autoridade do site nos mecanismos de busca.
 
Long tail keywords
São as palavras-chave de cauda longa, que representam termos de pesquisa mais específicos. Sofrem menos concorrência tanto na busca orgânica como nos leilões de palavras-chave para quem trabalha com links patrocinados. Por exemplo: em vez “sapato feminino”, poderia ser utilizado o termo “sapato feminino de salto alto vermelho”.
 
Marketing de Conteúdo
Faz parte da estratégia de Inbound Marketing. Tem o objetivo de atrair um determinado público-alvo por meio da produção e publicação de conteúdos relevantes nos mais diversos formatos, como textos, vídeos, Ebooks e infográficos. Trabalha as diferentes etapas do funil de vendas, gerando conteúdos específicos para cada uma delas.
 
Marketing digital
São estratégias de ações de marketing aplicadas ao meio digital, tem como objetivo atrair clientes e gerar negócios para uma empresa ou profissional.
 
Métricas de vaidade
É qualquer métrica que não vai te ajudar a tomar uma decisão sobre a sua estratégia de marketing digital. Como o objetivo principal das métricas é medir os resultados de uma estratégia, as métricas de vaidade são aquelas que não estão conectadas diretamente com o principal objetivo da sua campanha.
 
Mídia espontânea
Este tipo de conteúdo não é criado pela empresa, mas sim pelos fãs ou outros usuários. Daí o nome mídia espontânea, já que a marca ganha espaço na mídia sem precisar pagar por ele. Em geral, são mensagens compartilhadas por fãs nas redes sociais, podendo ter os mais diversos formatos.
 
Nutrição de leads ou Fluxo de nutrição
É o processo normalmente automatizado em uma sequência de e-mails, que tem o objetivo de estreitar relacionamento com o prospecto e aproximá-lo do momento da compra.
 
Outbound Marketing
Oposto de Inbound Marketing, é o marketing tradicional, em que anunciantes usam a publicidade para “ir até os consumidores” ao invés de atraí-los até a marca. Geralmente está relacionado à interrupção, como nos comerciais de TV ou rádio.
 
Palavra-chave
Palavra ou expressão que resume um tema ou assunto de busca na internet.
 
Persona
Personagem que representa o cliente ou consumidor ideal para um produto ou serviço da empresa. Reúne características demográficas (nome, idade, gênero, escolaridade, etc.) e comportamentais (gostos, preferências, aspirações, frustrações, etc.).
 
Planejador de Palavra-Chave do Google
Ferramenta gratuita fornecida pelo Google dentro do Google Adwords. Com ela, você pode conferir a quantidade de pesquisas médias mensais para os termos de pesquisa relacionados ao seu site, identificando tendências e planejando seus conteúdos. Também é possível ver quanto custa anunciar para as palavras-chave em questão, desenhando suas campanhas publicitárias.
 
Rede de Display do Google:
Cadeia de sites, portais e blogs que têm anúncios do Google Adwords exibidos em suas páginas.
 
Remarketing
Consiste em impactar usuários que já tiveram contato com a sua mensagem, site ou conteúdo. Isso é possível por meio da tecnologia, utilizando os cookies dos navegadores de internet. Dessa forma você pode, por exemplo, configurar uma campanha para ser exibida a todas as pessoas que visitaram a sua página de vendas na última semana.
 
ROI (Return on Investment)
Em português, Retorno sobre Investimento. É a relação entre a receita e os gastos quando se trata de marketing.
 
Segmentação
Definição de uma campanha ou estratégia de conteúdo por público-alvo, com definições que incluem faixa etária, gênero, profissão, hábitos de consumo, nível de renda, entre outros.
 
SEM (Search Engine Marketing)
 
É o conjunto de estratégias com a finalidade de promover um site nas buscas do Google, Bing, Yahoo!, entre outros.
 
SEO (Search Engine Optimization)
É a prática de preparar um site para ser devidamente indexado pelo Google ou outros motores de busca. Por meio de estratégias de SEO, um site pode conquistar uma melhor posição nas pesquisas, obtendo mais tráfego vindo das buscas orgânicas.
 
Taxa de abertura
Porcentagem de pessoas que abre um e-mail enviado pela empresa.
 
Taxa de cliques
Porcentagem de pessoas que clica em qualquer um dos links contidos em um e-mail ou outro conteúdo (como uma publicação nas redes sociais) enviado pela empresa.
 
Taxa de conversão
Porcentagem de usuários que completa uma determinada ação desejada pela empresa, sendo “convertidos” em clientes ou leads, por exemplo. A taxa de conversão pode ser utilizada e medida nos mais variados canais, como e-mail marketing, páginas de vendas, blog, entre outros.
 
Taxa de entrega
Porcentagem de mensagens que são efetivamente entregues aos usuários ou potenciais clientes. Costuma ser usada quando o assunto é e-mail marketing, já que as taxas de entrega de e-mails costumam variar de acordo com a ferramenta utilizada, peso da mensagem, assunto, entre diversos outros fatores.
 
Teste A/B
Teste feito com duas ou mais variações de uma página, publicação ou e-mail. O objetivo é avaliar qual das versões apresenta melhor desempenho tendo como base a resposta dos usuários. Por exemplo: você pode enviar dois e-mails com assuntos (títulos) diferentes e testar qual deles conquista a maior taxa de abertura.
 
Tráfego orgânico
Visitas no site vindas de fontes pelas quais a empresa não pagou para ter seu conteúdo exibido. É o caso de acessos diretos no blog, redes sociais (sem impulsionamento ou anúncios), buscas naturais do Google, visitas vindas de compartilhamentos feitos por fãs, visitas vindas de cliques na newsletter, entre outros.
 
Tráfego pago
Visitas no site vindas de anúncios e publicações pagas, seja nas redes sociais, banners, Google Adwords, entre outros.
 
Webinar
Também chamado de “hangout” ou “webinário”. É uma aula, palestra, entrevista ou qualquer outro tipo conteúdo transmitido ao público em formato de seminário on-line, podendo ser exibido ao vivo ou gravado.
 
 
Se ainda tiver dúvidas em entender esses termos de marketing digital, ENTRE EM CONTATO COM A AGÊNCIA TÂNGELO, além de todos os serviços de marketing tradicional, também somos uma agência de marketing digital, ou como também é chamada, agência de Inbound Marketing, realizando consultorias para auxiliar sua empresa a estar presente em diversos meios de comunicação e se relacionar de forma estratégica com os clientes.
 
A Agência Tângelo tem como objetivo planejar e desenvolver soluções para internet, design gráfico e criações 3D, para inovar a identidade visual dos clientes com criatividade, tecnologia, qualidade e profissionalismo.
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