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Conheça as etapas do Inbound Marketing utilizando o Funil de Vendas e saiba como aplicar na prática
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Conheça as etapas do Inbound Marketing utilizando o Funil de Vendas e saiba como aplicar na prática

Por: Agência Tângelo em 22/08/2017 |   Marketing

A primeira informação é que Inbound Marketing é uma metodologia que envolve vários recursos e estratégias de Marketing Digital de forma integrada com foco em resultado, é um processo que não pode ser executado isoladamente apenas com anúncios no FaceAds ou no Google Adwords, e sim, em conjunto com todas as ferramentas digitais.

Caso você ainda não saiba exatamente o que é Inbound Marketing, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto, acesse esse conteúdo pelo link a seguir: ENTENDA O QUE É INBOUND MARKETING E SUAS DIFERENÇAS COM O MARKETING TRADICIONAL.

A metodologia do Inbound Marketing pode ser representada por um funil, chamado também de Funil de Vendas, o qual possui o Topo do Funil (com informações básicas e de aprendizado com o objetivo de transformar o usuário em um lead), o Meio do Funil (com informações mais detalhadas com o objetivo de buscar o relacionamento com o usuário, fazendo com que ele reconheça a necessidade e considere seu produto ou serviço como uma solução) e o Fundo do Funil (com informações que levem o lead a realizar a compra), a qual possui as seguintes etapas:

 


1ª ETAPA DO INBOUND MARKETING – PLANEJAR 


1ª ETAPA DO INBOUND MARKETING – PLANEJAR

- Objetivo: Planejar todas as etapas do Inbound Marketing, essa etapa é fundamental e não deve ser ignorada, pois para o bom resultado da campanha tudo precisa estar muito bem definido, planejado e elaborado antes de iniciar a próxima etapa.


- Estratégias: Definir objetivos, realizar análise de mercado, definir o público alvo e persona, identificar os canais de comunicação que serão utilizados, definir os conteúdos de marketing, planejar investimentos e alinhar detalhes com a equipe de vendas.

- Resultado: Ter informações e conteúdos para colocar em prática nas próximas etapas do Funil de Vendas.

- Observação: Um dos maiores erros do Inbound Marketing é pular essa etapa inicial e não planejar, é preciso definir muito bem qual o objetivo quer alcançar e quais estratégias utilizar, isso evitará que os resultados sejam negativos, que haja perda de dinheiro e que ocorra uma ideia negativa sobre essa metodologia, muitas vezes isso acontece porque o cliente deseja um resultado rápido, e a aplicação do Inbound Marketing não foi criada para resultados de curto prazo, e sim de médio e longo prazo. 
 


2ª ETAPA DO INBOUND MARKETING – ATRAIR 

 
2ª ETAPA DO INBOUND MARKETING – ATRAIR

- Objetivo: Captar o maior número de visitantes possíveis através de pessoas acessando os conteúdos digitais como sites, blogs e redes sociais. 


- Estratégias: Sites/blogs elaborados dentro de padrões de programação atualizados e otimizados para dispositivos móveis, conteúdos em redes sociais, anúncios patrocinados em Face Ads e Google Adwords, SEO, remarketing, entre outros. 

- Resultados: Atrair visitantes para seu conteúdo digital.

- Observação: Essa etapa envolve ter um conteúdo de qualidade, que seja bem elaborado, revisado e de relevância para o usuário, pois isso será a base para atrair possíveis clientes interessados no seu produto ou serviço.
 


3ª ETAPA DO INBOUND MARKETING – CONVERTER 

  

3ª ETAPA DO INBOUND MARKETING – CONVERTER- Objetivo: Converter os visitantes de seu conteúdo digital em leads, que são os usuários dispostos a fornecer seus dados de contato e informações pessoais, informando que tem interesse no conteúdo apresentado.


- Estratégias: Formulários de contato e/ou captação de informações, call to action, landing pages, entre outros. 

- Resultados: Captar leads para sua base de dados com informações específicas.

- Observação: Essa etapa envolve mostrar aos usuários que seu produto ou serviço poderá ser uma solução para alguma necessidade que ele tenha, e com isso ele fornecerá as informações relevantes para melhorar sua base de personas e poder direcionar os conteúdos específicos para a próxima etapa.
 


4ª ETAPA DO INBOUND MARKETING – RELACIONAR 


4ª ETAPA DO INBOUND MARKETING – RELACIONAR- Objetivo: Criar um relacionamento entre o lead e a empresa, fornecendo informações úteis que o ajudem na tomada de decisão e fazendo com que sua marca crie um relacionamento e se torne referência no assunto.

- Estratégias: Automação de marketing para nutrir o lead com envio de e-mails personalizados, artigos, e-books, infográficos, entre outros.

- Resultados: Melhorar as oportunidades de uma abordagem assertiva pela equipe de vendas da empresa.

- Observação: Vale ressaltar que nem todos os clientes estão em seus momentos ideais de compra, para isso, essa etapa serve para entregar conteúdos cada vez mais relevantes e aprofundados, essa etapa deve ser compreendida como um instrumento educativo, ajudando o lead a entender melhor sua necessidade e fornecendo informações sobre tal solução.

 


5ª ETAPA DO INBOUND MARKETING – VENDER 


5ª ETAPA DO INBOUND MARKETING – VENDER- Objetivo: Depois de todo o relacionamento eficaz é o momento de realizar a venda de forma facilitada, podendo inclusive agregar valor ao seu produto ou serviço.
 
- Estratégias: Campanhas específicas de promoção, desconto, integração com o CRM da empresa, ações da equipe de vendas.

- Resultados: Vendas realizadas / Serviços prestados.

- Observação: É importante que a equipe de vendas esteja alinhada com todas as etapas em que o lead passou pelo funil, pois assim, poderá ter um diálogo utilizando a mesma linguagem abordada até o momento, o que facilitará a comunicação.

 


6ª ETAPA DO INBOUND MARKETING – ANALISAR 


6ª ETAPA DO INBOUND MARKETING – ANALISAR- Objetivo:  Acompanhar cada etapa já realizada para poder mensurar os resultados e determinar quais estratégias retornam mais engajamento e quais estratégias precisam ser revisadas.
 
- Estratégias:  Acompanhamento de relatórios do Google Analytics, Ferramenta de Análise do Facebook e relatório de vendas.

- Resultados:  Métricas de desempenho positivos e negativos de todas as etapas.

- Observação:  Essa etapa é fundamental para verificar cada estratégia já realizada, o constante monitoramento fará com que tenha informações gerenciais do que não está retornando tanto engajamento e poder realizar as correções e adaptações necessárias para extrair o melhor retorno.

 


7ª ETAPA DO INBOUND MARKETING – FIDELIZAR 


7ª ETAPA DO INBOUND MARKETING – FIDELIZAR- Objetivo:  É transformar os clientes em seguidores de sua marca, gerando defensores de seus produtos ou serviços e que naturalmente irão realizar indicações positivas.
 
- Estratégias:  Realizar pesquisa de satisfação, enviar conteúdos relevantes para cada persona dentro de períodos estratégicos, criar programa de fidelização com vantagens para clientes, entre outros.

- Resultados:  Atuais clientes realizando novas compras e indicações.

- Observação:  Estudos comprovam que adquirir um novo cliente necessita de mais investimento financeiro do que manter um cliente já existente, veja mais detalhes no Guia Empreendedor

 


CONCLUSÃO

Agência Tângelo - ConclusãoPrecisamos deixar bem claro para que não haja confusão que, Inbound Marketing é uma metodologia estratégica que utiliza várias ações de Marketing Digital de forma integrada dentro de um Funil de Vendas, as quais precisam passar por todas as etapas aqui apresentadas e não ações de Marketing Digital isoladas.

Utilizar os recursos de Marketing Digital que compõem o Inbound Marketing de forma isolada ou não seguir as etapas acima informadas é outra metodologia, a qual iremos explicar em outra matéria com vários detalhes interessantes.

Portanto, perceba que investir em todas as etapas dessa metodologia estratégica de forma integrada é um ótimo recurso para médias e grandes empresas, que possuem tempo e investimento necessário para aguardar o retorno sobre o investimento, que é de médio a longo prazo.

Para complementar o Funil de Vendas é aconselhável que você entenda quais são os passos que uma pessoa leva para realizar a compra de um produto ou serviço que você oferece, e para que sua venda seja eficiente e contínua dentro do Inbound Marketing, conheça mais sobre a JORNADA DE COMPRA (SAIBA COMO FUNCIONA A JORNADA DE COMPRA PARA VENDER DE FORMA ESTRATÉGICA).

Se ainda tiver dificuldades em entender o seu cenário e quer estruturar as estratégias de marketing de maneira correta, ENTRE EM CONTATO COM A AGÊNCIA TÂNGELO, além de todos os serviços de Marketing Tradicional, também somos uma Agência de Marketing Digital, realizando consultorias para auxiliar sua empresa a estar presente em diversos meios de comunicação e se relacionar de forma estratégica com os clientes.

A Agência Tângelo tem como objetivo planejar e desenvolver soluções para internet, design gráfico e criações 3D, para inovar a identidade visual dos clientes com criatividade, tecnologia, qualidade e profissionalismo. 

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