Comunicação estratégica utilizando geração de conteúdo
Por:
Agência Tângelo em
22/09/2016 |
Marketing
Comunicar estrategicamente é o primeiro passo de eficiência para se alcançar o resultado pretendido. Por ser estratégico, abordaremos o tema "geração de conteúdo".
Você já se perguntou qual a importância de um conteúdo de qualidade? Ou ainda, qual tem sido o conteúdo que, como empresa/marca tenho gerado para os meus clientes? Em um período cada vez mais transmidiático, nunca se preocupou tanto com a geração de conteúdo.
Nosso público hoje está presente em todas as esferas de comunicação, portanto, há a necessidade de se pensar comunicação em 360º graus.
Gerar conteúdo de qualidade envolve alguns aspectos como: Qual a relevância que o conteúdo que tenho gerado tem para o meu público-alvo? Qual será a utilidade desse conteúdo para o consumidor da minha marca? Quanto, em qualidade, esse conteúdo será classificado como bom quando associado a minha marca? Estes são apontamentos necessários a serem feitos quando pensamos em geração de conteúdo.
Sabendo que hoje, no meio digital, as pessoas buscam conteúdo relevante para o seu dia-a-dia, consomem informações a todo momento, promovem engajamento, divulgam suas opiniões e se relacionam com as marcas e outros usuários por meio das redes sociais e site, a otimização do conteúdo gerado é fundamental para ser visto como uma marca amigável e próxima.
E quais as ferramentas utilizar para gerar fidelização e engajamento do seu público consumidor? Elencamos algumas formas que, administradas de maneira eficiente, promoverão a sua marca a um novo nível de comunicação.
- Geração de conteúdo por E-books: Para conteúdos mais técnicos e aprofundados, que em uma única postagem não esclareceria para o público, com propriedade sobre o tema, nossa indicação é a elaboração de um livro eletrônico. Permitindo maior compreensão por parte do leitor, sobre um assunto mais complexo.
- Infográficos: Utilizados para comunicar uma mensagem específica, associando imagens e textos objetivos que permitem esclarecimento ao leitor.
- Newsletter: Popularmente chamado de e-mail marketing, como a permissão prévia de envio por parte do seu público, esta é uma ferramenta que permite aproximar o relacionamento entre marca e cliente e também prospectar novos clientes por meio de promoções e novidades.
- Redes Sociais: Compreender a melhor forma de se comunicar com o seu público nas redes sociais é o primeiro passo para uma boa relação marca/cliente, saiba se adaptar a forma de linguagem, chame a atenção, promova situações que permitam o consumidor do seu conteúdo interagir contigo, por meio de comentários, mensagens, compartilhamentos, reações, etc.
- Vídeos: Por meio de produção audiovisual pode se alcançar um resultado muito interessante junto ao público da sua marca, como demonstrações de serviço, utilidade e uso do produto, novidades da marca, dia-a-dia da empresa, entre outros.
Contudo, compreenda que todas as formas de comunicação devem haver unidade, ou seja, haver planejamento para todas as ações de comunicação.
A geração de conteúdo é muito mais que falar sobre ou a respeito de algo, é ser relevante para alguém, promover seus valores e se aproximar do seu público com qualidade e eficiência. Use das ferramentas com planejamento estratégico e eleve sua comunicação a um novo nível.
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