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Aumente o interesse pela sua marca - Agência Tângelo
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Aumente o interesse pela sua marca

Por: Agência Tângelo em 05/09/2018 |   Gestão Marketing

Quando pensar em empreender, tenha em mente que você precisará construir uma marca e não apenas criar um logotipo ou uma identidade visual, é fundamental trabalhar um planejamento estratégico de marketing antes de pensar em comunicar sua empresa, serviços ou produtos, isso fará com que aumente o interesse pela sua marca, aumentando assim a probabilidade de sucesso de sua empresa.

Ter um posicionamento de marca e um propósito como empresa bem definidos é o início de qualquer trabalho, é o que irá ditar as regras para fazer uma comunicação e executar as ações de marketing adequadamente.


Você já imaginou como seria uma empresa ou um produto sem marca?
Agência Tângelo - Produto sem marca


Esta é uma forma simples de compreender a importância da marca no seu negócio. As marcas são lembradas pelos produtos, serviços e experiências que proporcionam aos seus consumidores, mas será que basta apenas ser lembrada? É preciso também ser identificada como um conjunto de valores que traz algum benefício para a vida das pessoas. 

CONHEÇA TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA SUA EMPRESA

 

CONSTRUÇÃO E GESTÃO ESTRATÉGICA DA MARCA

Você sabe o que os consumidores estão pensando de sua marca? Se a resposta for “NÃO SEI” – Cuidado!

É importante frisar que uma marca não é uma empresa, um produto ou um serviço, a marca é a percepção que o cliente tem da empresa, do produto ou do serviço, e esse trabalho é um processo integrado a todos os setores da empresa que precisam ser trabalhados de forma contínua.

As empresas muitas vezes tentam criar a própria imagem, mas no final o que vai ser consolidado é a percepção do consumidor, é a experiência que os consumidores tem em utilizar um determinado produto ou serviço, os quais podem ser representados através de preços, atendimento, entre outros.

Uma marca, quando estrategicamente posicionada, assume uma posição competitiva de destaque. Com um planejamento adequado e estratégias bem definidas, a chance de se obter sucesso é muito maior.


Você sabe o que representa a marca da Harley-Davidson?
Agência Tângelo - Harley Davidson

Para muitas pessoas é um objeto de desejo, símbolo de status e um estilo de vida.
 

Quando você pensar em fazer uma pesquisa na internet, qual o primeiro nome que geralmente vem à cabeça? 
Agência Tângelo - Google

Para muitas pessoas o nome será Google.
 

Quando você pensar em refrigerante, qual o primeiro nome que geralmente vem à cabeça? 
Agência Tângelo - Coca-Cola

Para muitas pessoas o nome será Coca-Cola.
 

Essas são algumas marcas chamadas marcas Top of Mind, as mais lembradas e as mais valiosas do mercado. E esse status não foi alcançado por acaso: A maneira como o consumidor se lembra delas foi planejada cuidadosamente desde a concepção. Conquistar esse espaço não é tarefa fácil e exige muita compreensão do público-alvo, planejamento e dedicação de toda a empresa.

ENTENDA AS NECESSIDADES E DESEJOS DOS CLIENTES
 

IMPORTÂNCIA DE PADRONIZAR A IDENTIDADE VISUAL

Por causa dos custos, muitas empresas pequenas e microempreendedores acabam optando por criar sozinhas suas identidades visuais, o que resulta em logos e materiais nem sempre condizentes com o que a empresa representa.

Ter a ajuda profissional de uma empresa especializada torna a imagem do negócio coerente com a qualidade e o tipo de produto ou serviço oferecidos. O trabalho profissional atribui muitos aspectos, detalhes técnicos e experiências valiosas que um profissional carrega consigo.

Fazer uma marca é simples, qualquer pessoa que saiba trabalhar com ferramentas de edições gráficas consegue desenhar uma logo ou um símbolo, o detalhe é o que será desenhado, qual é o caminho que o planejamento estratégico indicou para criação.

A definição da identidade visual permite que a empresa seja vista, reconhecida e lembrada pelos clientes e pelo público-alvo. 

O primeiro passo para definir uma identidade visual é ter claro quais serão os objetivos comerciais da empresa e quem vai ser o público-alvo, a partir daí é feito um estudo sobre cores, tipografia e símbolo se necessário.

A identidade visual vai aparecer em todo o material de comunicação da empresa, desde os materiais de papelaria, fachada, uniforme, material de apoio para equipe de vendas, elementos visuais nas redes sociais, sites, entre outros, sendo que o elemento-chave de uma identidade visual é o logo.  

Agência Tângelo - Identidade Visual
O uso correto dos elementos da identidade visual garante a boa percepção da empresa e da mensagem que pretende transmitir aos clientes, facilita o reconhecimento e aumenta o valor agregado da marca, permitindo que ela seja prontamente reconhecida e lembrada.

 

7 DICAS PARA AUMENTAR O INTERESSE EM SUA MARCA

Seja qual for o tamanho da sua empresa, conheça algumas dicas que são indispensáveis na gestão estratégica da marca:

1. Defina o público-alvo: O público-alvo deve ser cuidadosamente estudado antes de lançar uma marca. Quanto mais abrangente for a definição dos consumidores que você deseja atingir, mais cara e menos eficaz será a sua estratégia.

Por isso, o primeiro passo é estabelecer as características do seu segmento de mercado ideal. Defina fatores como faixa etária, classe social, interesses, necessidades, entre outros. Assim, a estratégia poderá ser muito mais assertiva e voltada especialmente para o seu público.


2. Determine os conceitos da marca: Uma marca vai muito além de um logotipo. Ela reúne todas as associações materiais e simbólicas dos consumidores, sensações, sentimentos e traços de personalidade que promovem identificação. Assim, depois de compreender os anseios do público-alvo, você poderá determinar com precisão os conceitos que levarão à lembrança da marca de maneira favorável.

Encontre seus diferenciais e garanta que eles não sejam apenas prometidos em discurso, mas entregues de fato para o mercado. Depois, tente associar o conceito principal ao nome da marca.


3. Verifique se o nome está disponível para registro: Já imaginou criar a marca, elaborar logotipo, identidade visual e toda a campanha de lançamento, para só depois descobrir que não poderá usar o nome, pois ele já está registrado? Para não passar por isso, assim que definir o nome da marca, verifique se ele já está registrado por outra empresa. 


4. Planeje uma campanha de lançamento: A primeira impressão é a que fica — já diz o ditado. Por isso, fazer um lançamento de uma marca sem o planejamento e execução adequados pode significar trabalho e gasto dobrado, além de não atingir as expectativas do consumidor. Para facilitar, conte com a ajuda de profissionais capacitados durante toda a elaboração das estratégias da marca, pois é importantíssimo utilizar os mesmos elementos da identidade visual nas campanhas publicitárias.


5. Invista em marketing digital: Uma das formas de ativação mais eficientes para o lançamento de uma marca é fortalecer sua presença digital. Com o avanço da tecnologia e a ampla concorrência, as empresas que deixarem o marketing digital de lado tendem a passar despercebidas pelos clientes.


6. Acompanhe as mudanças de mercado: Conquistar a sua identificação no mercado é importante, mas ter controle sobre ela é igualmente essencial.

É preciso acompanhar as transformações no mundo dos negócios, pois talvez o seu público não permaneça o mesmo e um reposicionamento estratégico de imagem pode se fazer necessário.

As chances de superação das adversidades de quem supervisiona com cuidado a sua representação gráfica são maiores.


7. Padronize os elementos de identidade visual: Para uma marca, desenvolver a identidade visual bem estruturada e sólida significa economia de tempo e dinheiro.

Se a cada produto lançado ou para os diferentes tipos de publicidade fosse alterada alguma característica do seu logotipo, pesaria bastante nas finanças da sua empresa. Além disso, provocaria o enfraquecimento da sua comunicação e identificação no mercado, certamente reduzindo o impacto positivo das vendas.


 
REFERÊNCIAS DE AUTORIDADES EM MARKETING

Philip Kotler (O pai do marketing)
É uma das pessoas mais influentes do mundo na área de marketing. Foi selecionado pelo Financial Times (jornal britânico de negócios) em 2005 como o quarto maior guru do marketing (ficando atrás apenas de Bill Gates, Jack Welck e Peter Drucker).

Publicou diversos livros de marketing, inclusive é autor do livro “Marketing Management”, considerado por muitos como a “bíblia” do marketing. Também prestou serviço para grandes empresas como IBM, Motorola, Bank of America, Michelin e General Electric.
 
 “Já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los.”
 

Marty Neumeier (Atualmente um dos maiores especialistas em Branding do mundo)
Frequentou o Art Center College of Design de 1967 a 1969. Por 15 anos ele trabalhou com publicidade e design de marcas, como designer de comunicação e escritor no sul da Califórnia. Trabalhou com clientes como Adobe , Apple , HP , Microsoft, Norton Antivirus e Symantec.
 
Publicou diversos livros na área de branding, contendo obras que foram incluídas nos 100 melhores livros de negócios de todos os tempos.
 
“Sua marca não é o que você diz que é. É o que eles dizem que é.”
 

Peter Drucker (O pai da administração moderna)
Teve uma longa carreira como especialista de negócios, escritor, professor e consultor. Escreveu mais de 30 livros com obras de referência para o entendimento da administração. Aclamado em vida, ele foi conselheiro de verdadeiros titãs dos negócios. 
 
“Se você quer algo novo, você precisa parar de fazer algo velho.”
 


CONCLUINDO, É POSSÍVEL AUMENTAR O INTERESSE PELA SUA MARCA?

Sim! E muitas marcas estão aí para provar. Conforme já falamos, não são apenas as grandes empresas que investem na estratégia: ela pode ser usada em empreendimentos de diversos portes. 

Os resultados vêm em forma de consolidação da marca no mercado e consequentemente aumento de lucro. Mas não é apenas o valor da venda, ao cativar clientes. O vínculo é tão forte que faz com os consumidores estejam dispostos a pagar mais por um produto e serviço por valorizarem a marca. 

Uma estratégia eficiente significa uma marca com boa reputação no mercado, que transmite a mensagem de que seu negócio possui credibilidade e segurança. Além disso, indica que ela é formada por profissionais competentes. 

Percebeu o potencial que a gestão estratégica de marca tem para melhorar os resultados da sua empresa? Invista nessa prática e lembre-se:
 
Marca é o espaço que você ocupa na mente de alguém.


Se ainda tiver dificuldades em entender o seu cenário e quer estruturar as estratégias de marketing e de gestão de maneira correta, ENTRE EM CONTATO COM A AGÊNCIA TÂNGELO, além de todos os serviços de Marketing Tradicional, também somos uma Agência de Marketing Digital, realizando consultorias para auxiliar sua empresa a estar presente em diversos meios de comunicação e se relacionar de forma estratégica com os clientes.
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